Objetivo: Consolidar os conhecimentos sobre os parâmetros e a importância do tratamento de águas e esgotos. Conteúdo:
Revisão dos parâmetros físicos, químicos e biológicos.
Análise integrada de qualidade da água e funcionamento do sistema de esgoto.
PLANO DE AULAS — 9 ENCONTROS (50 MINUTOS CADA)
Aula 1 – Introdução à Qualidade da Água
Objetivo: Compreender o conceito de qualidade da água e sua relação com a saúde e o meio ambiente. Conteúdo:
O ciclo da água e a origem das fontes de abastecimento.
Diferença entre água potável, bruta e residual.
Importância da análise da água. Atividade: Debate guiado: “De onde vem e para onde vai a água que usamos?”
Aula 2 – Características Físicas da Água (Parte I)
Objetivo: Identificar e compreender os principais parâmetros físicos da água. Conteúdo:
Temperatura e cor.
Turbidez e transparência.
Condutividade elétrica. Atividade: Observação de amostras de água com diferentes níveis de turbidez e cor.
Aula 3 – Características Físicas da Água (Parte II)
Objetivo: Aplicar a interpretação dos parâmetros físicos em contextos práticos. Conteúdo:
Relação entre turbidez e sólidos suspensos.
Influência da temperatura na solubilidade de gases.
Uso de instrumentos simples (termômetro, turbidímetro, condutivímetro). Atividade: Prática demonstrativa: medição de temperatura e condutividade em diferentes amostras.
Aula 4 – Características Químicas da Água (Parte I)
Objetivo: Compreender os principais parâmetros químicos da qualidade da água. Conteúdo:
pH e alcalinidade.
Dureza da água.
Presença de sais dissolvidos (cloretos, sulfatos, nitratos). Atividade: Exercício de interpretação de tabelas de análises químicas.
Aula 5 – Características Químicas da Água (Parte II)
Objetivo: Analisar a relação entre composição química da água e impactos ambientais. Conteúdo:
Poluentes inorgânicos e orgânicos.
Contaminação por metais pesados.
Relevância da DBO e DQO. Atividade: Estudo de caso: “Efluentes industriais e contaminação do solo e lençóis freáticos.”
Aula 6 – Características Biológicas da Água
Objetivo: Reconhecer os principais indicadores biológicos de qualidade da água. Conteúdo:
Coliformes totais e fecais.
Protozoários, vírus e bactérias patogênicas.
Bioindicadores em ecossistemas aquáticos. Atividade: Análise de imagens microscópicas e discussão sobre o significado dos bioindicadores.
Aula 7 – Sistemas de Esgoto: Estrutura e Funcionamento
Objetivo: Conhecer os tipos de sistemas de esgotamento sanitário e seu papel social. Conteúdo:
Sistemas unitário e separador absoluto.
Coleta, transporte e tratamento do esgoto.
Papel das Estações de Tratamento de Esgoto (ETE). Atividade: Exibição de vídeo didático sobre o funcionamento de uma ETE.
Aula 8 – Importância do Saneamento Básico
Objetivo: Relacionar saneamento, saúde pública e desenvolvimento sustentável. Conteúdo:
Impactos do esgoto não tratado sobre o meio ambiente.
Benefícios sociais e econômicos do saneamento.
O saneamento dentro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 6). Atividade: Elaboração de cartazes: “Água limpa, vida saudável”.
Aula 9 – Revisão e Avaliação Prática
Objetivo: Consolidar os conhecimentos sobre os parâmetros e a importância do tratamento de águas e esgotos. Conteúdo:
Revisão dos parâmetros físicos, químicos e biológicos.
Análise integrada de qualidade da água e funcionamento do sistema de esgoto. Atividade: Avaliação teórico-prática ou simulação de relatório técnico simplificado.